Apresentação

O curso de Zootecnia, da UEM, foi implantado em 1975, sendo reconhecido pelo MEC, em 20/11/78, através do Decreto 82.674. Formou, até o presente momento, 450 profissionais de nível superior, parte dos quais encontra-se em atividades no Estado do Paraná, atuando nas áreas de produção animal, tais como: bovinocultura de corte e leite, eqüinocultura, caprinocultura, apicultura, piscicultura, ranicultura, sericicultura e outras; produção e conservação de pastagens, nutrição e melhoramento animal. Além disso, muitos ex alunos encontram-se exercendo atividades docentes em universidades e nas escolas agrícolas da região, e outros cursando pósgraduação (mestrado e doutorado).

Desde a fundação, o curso vem sofrendo modificações em sua estrutura curricular, cujo objetivo tem sido adequá-lo à realidade do Estado e do País. Em função disso, procederam se a várias alterações em sua grade curricular, visando a uma melhor qualificação profissional.

Quanto ao corpo docente, existem, atualmente, 18 doutores (destes, 6 pós-doutores), 9 doutorandos, 5 mestres, 1 mestranda e 1 professor colaborador doutor.

Profissão

Perfil do profissional de Zootecnia
O Bacharel em Zootecnia ou Zootecnista atua na produção animal, preservação da fauna, criação de animais de companhia, lazer e esporte, sendo profissional essencial em todas as atividades agropecuárias. É capaz de gerenciar, planejar e administrar empreendimentos do agronegócio, como fazendas, granjas, agroindústrias, envolvendo-se desde a produção até a comercialização, dinamizando e tornando eficaz o processo. Atua em todos os setores da produção animal desde a nutrição, melhoramento genético, reprodução, sanidade até administração rural, respeitando o bem-estar animal, considerando a sustentabilidade econômica e ambiental da propriedade, levando ao consumidor produtos de origem animal com qualidade e biossegurança. Desenvolve atividades que visam à preservação do meio ambiente por meio da defesa da fauna e orientação da criação das espécies de animais silvestres. É um profissional que atua ainda em biotecnologias como manipulação genética, marcadores moleculares, biotécnicas reprodutivas e nutricionais. Desenvolve pesquisas em instituições públicas ou privadas, gerando conhecimento e tecnologia, informando e implementando pelo ensino e extensão rural.

Temas Abordados na Formação
Nutrição animal; Ciências do Solo e Forragicultura; Biologia Molecular e Melhoramento Genético Animal; Produção Animal em Culturas Zootécnicas; Gestão em Agronegócio; Biotecnologias Aplicadas em Zootecnia; Atividades Agropecuárias com Sustentabilidade Ambiental; Tecnologia e Biosseguridade dos Produtos de Origem Animal; Sociologia e Extensão Rural; Criação e Preservação de Animais Silvestres; Criação de Animais de Companhia, Lazer e Esportes.

Áreas de Atuação
O Bacharel em Zootecnia ou Zootecnista pode atuar em atividades relativas ao agronegócio, com animais silvestres, de companhia, de esporte e lazer, tanto em âmbito público como privado, em fazendas e granjas; em estabelecimentos agroindustriais; em indústria de rações, fármacos, produtos biológicos e outros insumos para animais; em instituições de ensino e centros de pesquisa; em empresas de consultoria agropecuária; em comercialização de insumos e produtos agropecuários.